Reggio Emília, Itália (1911)—São Paulo, Brasil (1982)
Um dos designers mais celebrados atualmente, Scapinelli criou móveis e objetos de design icônico – de sua autoria, é possível encontrar poltronas, mesas, bancos, aparadores e muitos outros objetos. Suas obras faziam uso especial de materiais brasileiros como o jacarandá e a caviúna.
Formado em arquitetura em seu país natal, a Itália, em 1941, Scapinelli comercializava móveis antigos, tendo chegado a ficar escondido em uma loja de móveis durante a Segunda Guerra. Foi no clima do pós-guerra que ele decidiu mudar-se para São Paulo, em 1948, onde trabalhou para o Conde Mattarazzo e outras famílias tradicionais, como arquiteto e decorador.
Scapinelli foi um grande estudioso dos clássicos, que recriava com linhas futuristas e orgânicas. Foi proprietário da Margutta, onde possuía seu ateliê e vendia móveis e objetos de design de interiores, até meados dos anos 1960, quando saiu do negócio de móveis por não concordar com as pressões do mercado que exigia a produção em série. Arquiteto, designer e artista, ele hoje é uma grande influência para gerações de designers contemporâneos, tendo sido tema de livros e exposições.